Bárbara Dória

Desde o seu recital profissional aos 16 anos no Teatro S. Luís, apresenta-se regularmente a solo, com orquestra e em música de câmara em Portugal, Espanha, França, Áustria, Bélgica, Cabo Verde e E.U.A. em Festivais Internacionais de Música e importantes salas e centros musicais como o Grande Auditório da Fundação Gulbenkian de Lisboa, C.C.B., Festival de Música do Palácio da Bolsa-Porto, Fundação de Serralves, Europarque, Fundação Eng.º António de Almeida, Centro Gulbenkian de Paris, Coliseu do Porto, a Grande Sala do Conservatório de Bruxelas, o Mozarteum de Salzburgo, entre muitas outras, e gravou para as Rádio e Televisão Nacionais e de Espanha.
Foi solista com a Camerata Musical do Porto, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra Luso-Alemã, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra do Norte, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira e da Póvoa de Varzim, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra das Beiras e Orquestra Sinfónica Portuguesa sob a direcção de C. Bochmann, J. R. Encinar, M. Minsky, C. Pfitzner, F. Lobo, M.Tardue, C. Costa, N. Lalov, O. Ferreira e R. Gökmen, e vê, desde muito jovem, ser o seu percurso como intérprete galardoado com inúmeros primeiros prémios em Concursos Nacionais de Piano e a sua aceitação pianística altamente reconhecida ao ser convidada pelo célebre violoncelista Janos Starker para com ele colaborar em recital em Portugal.
Com o Ballet Gulbenkian interpretou obras de F. Mompou numa produção com coreografia de Cesc Gelabert e com actuações em Barcelona (Gran Teatre del Liceu), Valência (Teatre Municipal), Lisboa (Fundação Gulbenkian), Figueira da Foz (C.A.E.) e Santa Maria da Feira (Europarque).
Nascida no Porto, estuda com Helena Sá e Costa, concluíndo os Cursos Superiores de Piano do Conservatório e da ESMAE com a máxima classificação (20 valores) nas classes de Maria Teresa Xavier e de Pedro Burmester. Como bolseira da Fundação Gulbenkian e da FLAD, estuda com Dmitry Paperno em Chicago e na célebre Indiana University Jacobs School of Music (Bloomington) nos E.U.A. obtendo o distinto grau Artist Diploma, bem como o Performer Diploma e Master’s in Piano Performance sob a orientação de Lev Vlasenko, Leonard Hokanson e Menahem Pressler. Seguidamente integrou a classe de Leon Fleisher em Baltimore, no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University.
Participou activamente em Masterclasses de Músicos como Maria João Pires, Yo-Yo Ma, Sequeira Costa, Dimitri Bashkirov, Nicole Henriot-Schweitzer, John Lill, Franco Gulli, Gyorgy Sebok, entre outros.
Bárbara Dória foi Associate Instructor in Piano na Indiana University a convite desta instituição durante dois anos e professora-convidada da ESMAE de piano e música de câmara de 2001 a 2003.
Foi igualmente docente de piano no Instituto Piaget de Mirandela e de Almada, no Conservatório de Música do Porto, na Academia de Música de Viana do Castelo e na Academia de Música de Paços de Brandão.
Atualmente leciona na Escola de Música de Perosinho.